Ama - Toxinas segundo o Ayurveda

Com o desequilíbrio dos dosha, a ingestão excessiva de alimentos, a qualidade desses alimentos ingeridos e a qualidade de vida são fatores que interferem diretamente no funcionamento de nosso organismo, e podem auxiliar no surgimento de irregularidades em nossos sistemas (circulatório, digestivo, nutricional, nervoso...) gerando toxinas tanto mentais, emocionais e fisiológicas. Em sânscrito, chamamos toxina de Ama.

Existem várias formas de poder perceber a presença de Ama no organismo. Algumas delas são: redução ou alteração na percepção dos sabores, redução no apetite, todos os sinais de indigestão, sensações de peso, mau hálito, odor fedido da transpiração, camada grossa de muco sobre a língua, catarro ou salivação pegajosa, peito pesado, dificuldade de eliminar excreções, cansaço, obscurecimento da mente, insônias, brigas e discussões mal resolvidas...
Em geral, Ama tem seus atributos semelhantes ao dosha Kapha: frio, úmido, pesado, grosso e pegajoso. Produz fermentação no aparelho digestivo. Agrava com a ingestão de produtos animais, pesados e formadores de muco, como os derivados da lactose. O tempo nublado, chuvoso, leva a um estado psicológico mais Kapha e favorece a produção de Ama.
Há possibilidades de ocorrer desequilíbrios dos doshas com e sem toxinas.
 “Toxina pode ser qualquer tipo de substância que provoque efeitos prejudiciais no corpo, levando as intolerâncias, alergias e a uma sensação  geral de doença...” 
(Drª. Gillian McKeith no livro ‘Você é o que você come’ editora Alegro).

Antes de iniciar qualquer procedimento ayurvedico, seja ele de purificação, tonificação ou rejuvenescimento, é necessária a observação da possível presença ou ausência de Ama-toxina, no organismo. No caso da presença de Ama ou do agravamento de um dosha, deve-se realizar um procedimento de purificação (Shodana). O Panchakarma é um processo intenso, conhecido como, o procedimento das cinco terapias: Vamana (vomito terapêutico), Virechana (purgação terapêutica), Basti (enema terapêutico), Nasya (terapia nasal) e Rakta Mokshana (terapia de limpeza do sangue).

Essas terapias principais são precedidas por alguns pré-tratamentos - Shamana - como o snehana (oleação), abhyanga (massagem realizada com óleos medicados específicos para o dosha), swedana (banho de vapor de ervas) e Shirodhara (óleo de ervas que fica vertendo um fio sobre a testa do paciente durante alguns minutos). Alguns dos tratamentos especiais prescritos na literatura ayurvédica antiga, como pré-tratamento ou uma preparação para o Pancha Karma, são muito populares na região do sul da Índia, no Estado de Kerala. Esses são Shirodhara, Pizichilli, Pinda Sweda, Shirobasti.

 Além dos processos do Panchakarma, das massagens e o uso das ervas medicinais, existe a possibilidade de executar outros procedimentos de purificação/desintoxicação, no Ayurveda, e a eles se dá o nome de AMAPACHANA, que é um conjunto de processo que pode ser realizado de diferentes formas na eliminação das toxinas,  em casos de Ama, ou aumento dos Doshas. Esses procedimentos auxiliam na:
-Limpeza profunda com diminuição acentuada daquele processo de fermentação doentio;
-Estímulo poderoso para a renovação das células e conseqüente rejuvenescimento;
-Emagrecimento (quando há necessidade);
-clareza mental, saúde e desaparecimento de vários problemas crônicos.

Esses procedimentos têm um grande valor preventivo e é recomendado fazê-lo a cada mudança de estação, caso haja necessidade.

Importante: Sempre realizá-los com o acompanhamento de um profissional.

Maiores informações, consulte-nos:
alecrimdaterra@hotmail.com

4 comentários: