Dosha Kapha

Kapha–(Água-Terra)

Maciez, Frieza, oleosidade, letargia, viscosidade, estabilidade, pesado, grosso, denso...
Devido ao seu elemento terra, transmitem segurança, são o tipo de pessoas “amigas”, a quem recorremos quando precisamos de apoio ou um bom conselho. São sedentários, mas têm uma ótima resistência, caso decidam realmente entrar para uma atividade física, vão em frente e realizam muitas coisas. Sofrem pela falta de disciplina e ação. São emotivos, em harmonia, são leais, amorosos e dedicados. Em desarmonia têm muitos desejos, quando apegados podem ser gananciosos. São pessoas sentimentais, e choram com facilidade. Não mudam facilmente de opinião e não têm qualquer problema em conservar as suas amizades, adoram trabalhar em grupo e poderem se sentir úteis e amados. Por ter uma ótima memória, tendem a se apegar ao passado. As mulheres, são ótimas mães e esposas, adoram servir a família, e cuidar dos outros. Os homens são bons mestres-cucas, cantores, banqueiros e administradores, uma vez motivados podem ter um ótimo desempenho. Intuitivos, o seu amor pela paz e estabilidade é genuíno.
Fisicamente, os que têm Kapha como principal dosha, são robustos, bem constituídos, tendem a ser baixos e atarracados, com sua caixa torácica bem desenvolvida. Apresentam a pele espessa, tendendo a ser oleosa e úmida. Olhos grandes, brancos e atraentes com seus cílios grandes. Cabelos fartos. Dentes grandes, brancos e bonitos. Possuem uma boa memória, voz calma e pausada. Com um pequeno mas constante apetite, sua digestão é lenta, são bons apreciadores da mesa, e por isso têm facilidade em ganhar peso. Algumas vezes a apetência por alimentos doces ou salgados, levam à retenção de água no organismo, diabetes e doenças relacionadas à obesidade, asma, inchaço e congestão. Adoram comer, preguiçar, não gostam de acordar cedo, não conseguem ficar até tarde acordados e adoram dormir longos sonos, dê preferência numa cama bem macia! Acumulam grande quantidade de muco, particularmente de manhã. Sofrem com o frio e a umidade, preferem o calor, sol e clima seco.
Para equilibrar Kapha devem:
- Procurar estímulo mental e físico para beneficiar a mudança de seus hábitos diários. Se têm um trabalho muito rotineiro, devem inserir alguma ação e variedade nos seus tempos livres.
- Conviver com amigos.
- Evitar dormir demais. Dormir com cobertores leves e se necessário acordar com o despertador.
-Comer três vezes por dia, combinar uma dieta apropriada com exercício físico.
-Devem ser encorajados à prática de esportes com companheiros cheios de energia. Apreciam a dança, mas algo mais enérgico que uma lenta valsa.  É bom lembrar que o relaxamento é importante para todos, mas os períodos mais calmos são apenas uma parte do dia e não um estilo de vida!


Os Kapha não gostam de ser incomodados nem levados para além da sua zona de segurança. As férias e fins de semana devem ser bastante ativos. Escolher um clima quente e fazer caminhadas ou passeios de bicicleta.  Reservar apenas uns dias para a preguiça total, e passar a maioria do tempo a visitar novos lugares. Beber bastante chá de gengibre e evitar alimentos salgados e ácidos. A meditação é uma ajuda preciosa para manter a saúde, mas só a praticar nas horas do dia em que estão completamente despertos.
Para desintoxicação são necessárias atividades físicas constantes, dieta adequada, orientada por um profissional, e momentos que possam expressar sua devoção através da prática de invocar mantras.

Tabela de Dieta para equilibrar Kapha (reduzir)

Para melhor visualizar a tabela, clique na imagem e utilize o zoom, 
qualquer dúvida entre em contato conosco:
alecrimdaterra@hotmail.com