Receitas Ayurvédicas

Olá amigos leitores, vamos começar por uma das receitas, senão a mais conhecida dentro do Ayurveda:

 O GHEE
(a manteiga "dourada", clarificada)

-Manteiga sem sal (sugiro que faça 1kg no mínimo),
dando preferência para produtos regionais, caseiros e orgânicos.
-Panela de barro, de inox com fundo duplo, ou de pedra sabão.
-Tendo ainda uma chapa de pedra para colocar embaixo da panela, melhor.

Modo de fazer:
No seu fogão, com o fogo mais baixo possível (fogão à lenha é ideal), colocar a panela de sua escolha (preferência barro, pedra ou aço inox), sobre a pedra com a quantidade desejada de manteiga sem sal. Deixe que derreta naturalmente, até ferver. O tempo do preparo vai depender exclusivamente da qualidade e da quantidade de manteiga de sua escolha. Quando estiver fervendo a manteiga você começa a observar com mais atenção, não é necessário mexer, a não ser nas laterais para evitar que queime, irá perceber que se formará no fundo da panela e na superfície da manteiga uma camada de gordura branca e espumante, pois bem, até que a manteiga fique transparente você não vai retirar nada da manteiga.
Logo após estar transparente, poderá retirar uma leve camada de gordura da superfície. Já transparente, estará praticamente pronta, para ter certeza, é necessário que se faça o teste com o algodão: com um pedaço pequeno de algodão, mergulhe-o no ghee e coloque direto no fogo, se fazer estalos é sinal que ainda tem água, então, deixe por mais uns instantes. Esse momento requer muita atenção, pois agora, é muito fácil queimar sua manteiga. Você pode apagar o fogo nesse momento, afinal já está quase pronta, e dependendo de sua panela, pode ter retido calor, continuando assim, apurando o ghee. Quando o algodão acender como uma chama de uma vela, sem estalos, é sinal que se foi o excesso de água da manteiga e ela está pronta. Nesse momento é necessário que se coe o ghee para não queimar, num pano bem fechado (como uma fralda, por exemplo), para que não vá nenhuma gordura para o pote de ghee. Colocar em recipiente de vidro, aguardar esfriar para não suar o vidro e depois tapar, mantendo em temperatura ambiente. Não gelar. No frio sua textura fica mais consistente, no verão, mais pra líquida.

O processo de clarificação da manteiga é basicamente a transformação de uma manteiga comum em um alimento equilibrado e nutritivo, livre de gorduras que ficam nas paredes do nosso organismo produzindo toxinas. É retirado o excesso de água da manteiga, permitindo que seja conservada por muito tempo fora da geladeira.
Na ayurveda se diz que o ghee é um dos únicos alimentos que penetram nas camadas mais profundas do nosso organismo, e por isso que é utilizado, muitas vezes como transporte das ervas medicinais: para que sejam aproveitados todos os benefícios das ervas por todo nosso corpo.

Em breve, estaremos disponibilizando outras maravilhosas receitas que irão colorir, perfumar e preencher ainda mais seus dias e suas principalemente suas refeições. Todas as receitas com toques ayurvedicos, vizando sempre facilitar a digestão, aproveitando ao máximo todos os nutrientes contidos nos alimentos.

Nutrindo o corpo, a mente e o coração de amorosidade, saúde e paz tornam nossas vidas mais conscientes, leves e felizes.

Aproveitem a vida. O Agora.
Alimente-se com amor.


Harih Om